sábado, 7 de janeiro de 2012

[Teia Ambiental] Cozinha Sustentável


Olá, pessoas!!!

Como foram de Natal e Ano Novo??? Espero que tudo bem ^^

Primeiro post de 2012 da Teia Ambiental!!!

Vi essas dicas no site Bolsa de Mulher e resolvi compartilhar com vcs. Espero que gostem!!!

Cinco dicas para deixar sua cozinha mais ecológica

1. Panelas – Tampe sempre as panelas para aproveitar o calor e, assim, cozinhar os alimentos com mais rapidez. Outra dica bacana é aprender a usar a panela de pressão até mesmo para os preparos mais simples. Isso economizará cerca de 60% de gás.

2. Geladeiras e Refrigeradores – Nunca os posicione próximo ao fogão, pois com o calor os refrigeradores consomem mais energia para compensar o ganho de energia. Outro cuidado importante é cuidar para não deixar formar excesso de gelo nas paredes da geladeira, isso reduz a circulação do ar frio. Nas duas situações o gasto de energia é maior para compensar a temperatura e manter o ambiente resfriado.

3. Fogo baixo – Essa é a melhor forma de cozinhar os alimentos, já que a água não ultrapassa 100ºC em panelas comuns. Ou seja, não adianta levantar o fogo que sua comida não irá cozinhar mais rápido.

4. Alimentos – Na hora de comprar os alimentos opte por produtos frescos e produzidos perto da sua região para economizar combustível e energia. Isso porque os alimentos produzidos longe irão poluir o ambiente emitindo uma quantidade maior de CO2 e os congelados por consumirem 10 vezes mais energia em sua produção.

5. Eletrodomésticos – Quando for escolher aquele aparelhinho que vai ser uma mão na roda para preparar aquele seu prato especial, prefira os eletrodomésticos de baixo consumo. Não sabe como fazer? Basta olhar se ele tem o Selo Procel de economia de energia.

É isso aí, pessoal!!! Com pequenas atitudes podemos fazer a diferença!!!

A Teia Ambiental é uma blogagem coletiva que vai ao ar todo dia 7. Participe você também!!!

Até a próxima :)


5 comentários:

  1. Oi Carol,
    vim avisar que acabei postando para a Teia, apesar do que falei em DEZ.

    Gostei de suas dicas, muito uteis.
    Fiquei feliz de seguir à risca todas elas!
    Inclusive tenho uns tachos que usam pouca água e que mantém o calor. Dai a gente desliga o fogo um pouco antes de ter terminado cozedura e deixa tapado para cozinhar no quente inteirior.

    E congelador não tenho. Desliguei o meu há mais de 3 anos. Optei por abandonar os produtos congelados. Uso apenas o refrigerador normal, aquele que não congela.
    Beijinhos verdes.
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Legal ter v. na Teia 2012, Carol !!!

    Muito boas essas dicas e eu sigo todas.
    Que possamos fazer de 2012 um ano bem "verdinho".

    Beijo

    PS: estou colocando na lateral do meu blog a relação dos blogs que estão participando da Teia em 2012, assim todos podem ir nos blogs para ler as participações de cada um.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carol!Que belas dicas!Procuro segui-las no meu dia a dia, em pequenos atos é que juntos faremos a diferença, não é mesmo?
    Desejo-te um 2012 cheio de prosperidade, saúde e amor!
    Beijinhos verdes

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol!!!
    Adorei suas dicas.
    A da panela de pressão principalmente, foi utilizá-la melhor.
    Bjoos

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol!!!
    Adorei suas dicas.
    A da panela de pressão principalmente, foi utilizá-la melhor.
    Bjoos

    ResponderExcluir