Depois de voltar os olhos para as florestas, a ONU elegeu 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável Para Todos. Isso porque segundo dados da Rede de Conhecimento ONU-Energia, 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo não tem acesso à eletricidade, o que deixa a qualidade de vida precária. Além disso, 1 bilhão tem acesso parcial, fato que também prejudica outras instâncias da vida, como acesso à educação, saúde, lazer, entre outros.
Ao mesmo tempo, está se consumindo cada vez mais combustíveis fósseis, como o petróleo, responsáveis pela emissão dos gases que causam o efeito estufa. A Agência Internacional de Energia divulgou que, se o consumo continuar neste ritmo, até 2017 a temperatura do planeta pode aumentar até 6 graus.
Para chamar atenção para este assunto e mudar esta realidade, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou três metas para serem alcançadas até 2030: assegurar o acesso de todos aos serviços modernos de energia, reduzir em 40% a intensidade energética global e aumentar em 30% a utilização de energias renováveis em todo o mundo.
Além do desenvolvimento de energias alternativas, para que tais metas sejam atingidas, cada um tem que fazer a sua parte em casa economizando energia. Atitudes simples, como não deixar luzes acesas em ambientes vazios, não demorar muito tempo no chuveiro, nem abrir a porta da geladeira sem necessidade são bons começos. Além disso, aproveite o horário de verão para deixar a luz do sol entrar em casa até mais tarde e também para fazer atividades ao ar livre.
Se cada um contribuir, a energia será de todos!
Matéria retirada do site Pão de Açúcar Sustentável.
Visite o site do projeto, Sustainable Energy For All (em inglês).
Carol, menina linda,
ResponderExcluiratravés do seu post fiquei sabendo que 2012 será o Ano Intern. da Energia Sustentável. Esperemos muitas iniciativas ecológicas dentro dessa temática. Deixa-me muito esperançada.
Fico feliz quando noto que faço tudo certo.
Aqui em casa só uso luzes mesmo à noitinha, quando o sol se põe, pois graças a Deus tenho uma casa com muitas janelas.
Tomo banhos de 7 minutos. Bem rapidinhos.
Prefiro utilizar cobertor no sofá do que aquecedor electrico. E todos os meus electrodomésticos são de efeciência A+.
Mais ainda, optei por bi-horário e a máquina de lavar roupa só trabalha no horário económico.
Ah! E uso forno solar!
Vc já viu minha label do forno solar?
aqui: Forno Solar
Beijinhos.
Rute
Oi, Carol:
ResponderExcluirComo tudo na vida, essa decisão da ONU pode ser boa, mas também pode ser má.
Esses anos disso e daquilo parecem funcionar mais para encobrir problemas do que para resolvê-los.
A realidade é que nós, cidadãos conscientes, é que poderemos mudar a história. Se esperarmos as ações governamentais, antes delas, o planeta terá esgotado todos os seus recursos energéticos.
Façamos a nossa parte e cobremos atitudes dos governantes, mas sem esperar soluções de cima para baixo.
A Teia tem esse objetivo de denunciar as más atitudes e elogiar as boas ações.
Continuemos assim, despertos e atentos.
Um abraço ecológico.
Gilberto.