Mostrando postagens com marcador Teia Ambiental. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Teia Ambiental. Mostrar todas as postagens

domingo, 5 de agosto de 2012

Porquinhos Atletas na Teia Ambiental

Calendário Olimpíadas dos Porquinhos da Índia: Maratona

Os jogos olímpicos em Londres estão sendo o assunto do momento e o Vamos Preservar não poderia ficar de fora!
No Calendário Jogos dos Porquinhos da Índia (Guinea Pig Games) os porquinhos aparecem em cenas olímpicas: fazendo saltos ornamentais, correndo a maratona, nadando, entre outros. Todas as fotos podem ser vistas AQUI.
O autor das fotos é o inglês Paul Cocken que mora desde 2008 no Rio de Janeiro e a responsável pela impressão e venda dos calendários é a empresa Maverick Arts.

Eu amo porquinhos da índia e estou indo acessar o site e garantir o meu calendário agora mesmo ^^

Essa é uma homenagem ao Chicão, que não era atleta, mas era internauta.

Fonte: UOL Esporte.

Essa postagem faz parte da Teia Ambiental, blogagem coletiva que vai ao ar todo dia 7 (esse mês estou postando um pouquinho antes). Participe você também!

sábado, 7 de julho de 2012

[Teia Ambiental] Ajudando nosso mundo em 60 segundos


Essas pequenas ações eu pratico há anos e acho que é o mínimo que cada cidadão deveria fazer pelo meio ambiente.
Ví esse vídeo no blog Coletivo Verde. Lá eles falam também sobre o autor do vídeo, Marlon Tenório.

Essa postagem faz parte da blogagem coletiva Teia Ambiental. Participe você também!!!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

[Teia Ambiental] São Paulo terá o primeiro hospital público para cães e gatos do país


O Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, vai ganhar o primeiro hospital público para cães e gatos do Brasil. O projeto faz parte das ações da Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos, criada pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD).
O projeto, proposto pelo vereador Roberto Trípoli (PV), será formalizado na primeira semana de junho, quando a prefeitura assinará contrato com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP). A entidade será responsável pela gestão do hospital.
"É uma ação inédita no país, salientou o conselheiro da Anclivepa-SP, Wilson Grassi Júnior. "Vamos quebrar paradigmas e espero que isso se estenda a outras cidades". Além de oferecer tratamento a animais de famílias carentes, o hospital servirá como escola para alunos de cursos de especialização veterinária ministrados pela associação. A prefeitura calcula que a população total de cães e gatos em São Paulo seja de 3 milhões.
As instalações ficarão em um prédio que pertence à Anclivepa-SP, onde a associação já tinha planos de criar um hospital. "A prefeitura nos procurou para que uníssemos nossos projetos", disse Júnior. "Assim, poderemos potencializar nossas ações". Segundo o conselheiro, o hospital deve entrar em funcionamento 30 dias depois de assinado o contrato. Com a criação da Coordenadoria, o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ) não será mais o único local de atendimento, proteção e encaminhamento de animais. 

Fonte: VEJA.


Já estava mais do que na hora!!! \o/


A Blogagem Coletiva Teia Ambiental vai ao ar no dia 7 de cada mês. Participe!!!

domingo, 6 de maio de 2012

SUPERLUA na Teia Ambiental

A "SUPERLUA" que acendeu o céu na noite deste sábado (5) é um fenômeno cientificamente conhecido como "lua perigeu" e ocorre aproximadamente uma vez por ano. Pelo mundo, o evento também ganhou destaque e belas imagens, sobretudo em pontos turísticos importantes.
Nessa situação, a lua atinge seu ponto mais próximo da Terra, parecendo especialmente grande e brilhante. De acordo com a Nasa, a "SUPERLUA" estava 14% maior e 30% mais brilhante que outras luas cheias de 2012.

Entenda
A Lua segue uma trajetória elíptica ao redor da Terra com um dos lados - ou perigeu - cerca de 50 mil km mais perto que o outro - ou apogeu. No sábado, atingiu o perigeu exatamente às 0h34 (horário de Brasília) de domingo. Um minuto depois, alinhou-se com a Terra e o Sol, para se tornar cheia. A última Lua perigeu aconteceu em 19 de março de 2011.


Eu não sei tirar fotos direito e minha máquina fotográfica é bem ruinzinha mas, mesmo assim, não quis perder o evento e me arrisquei em  algumas fotos bem "tímidas", hehe ...
Ahhh ... as fotos foram tiradas antes da 0h34 e já dava pra perceber a diferença no tamanho e luminosidade da lua.

- Sem zoom e com flash

- Sem flash

- Com zoom e sem flash



A Teia Ambiental é uma blogagem coletiva que vai ao ar todo dia 7. Participe!!!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

[Teia Ambiental] Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim???

Foto tirada da Internet

Olha só quem eu trouxe hoje para participar da Teia Ambiental: o coelhinho da Páscoa!!!

Resolvi trazê-lo aqui pois algumas campanhas circularam pelo Facebook esta semana (quem quiser me add, clica AQUI).

Uma delas foi essa:



Há muito tempo que eu só uso produtos em que consta na embalagem a frase "Cruelty Free". Sim ao boicote de produtos testados em animais!!!

Outra campanha, muito importante nessa época do ano, foi essa aqui:



Estamos no período da Páscoa e, como em todos os anos, é muito comum as crianças pedirem coelhinhos como presente nessa época. Infelizmente, cedendo ao capricho dos filhos, muitos pais acabam por comprar esses lindos animais como se estivessem comprando um bichinho de pelúcia: falta-lhes a consciência de que o animal precisa de cuidados especiais.
Para piorar a situação, há comerciantes que se aproveitam do momento e colocam coelhos filhotes e adultos  à venda em vitrines, sem a preocupação com o bem-estar desses animais. Alguns vendedores colorem o pêlo com tinta para atrair o público, enquanto outros chegam a vender filhotes ainda bem imaturos, como coelhos anões. Muitos desses  filhotes acabam morrendo após alguns dias por falta de cuidados especiais, manipulação inadequada e falta da mãe. O mais triste é que, passada a empolgação, muitos animais ainda são abandonados em praças públicas ou em portas de veterinários. Em casos mais extremos, viram comida .
Os coelhos são seres vivos, não bichos de pelúcia. Eles vivem em média de 6 a 8 anos, requerem alimentação especial e equilibrada, necessitam de um ambiente apropriado, são extremamente sensíveis a mudanças de temperarura, possuem um esqueleto delicado e devem ser manipulados com cuidado, pois costumam fraturar os ossos mesmo em pequenas quedas ou pisões. É muito comum vermos as pessoas, principalmente crianças, os carregarem pelas orelhas, o que é totalmente contraindicado.

Uma compra desnecessária

Ao comprar um animal por impulso, os pais reduzem esse ser vivo e senciente a uma mercadoria, e deixam de ensinar aos seus filhos sobre responsabilidade e compaixão.
Em hipótese nenhuma devemos comprar um animal por impulso. Temos que levar em conta que eles necessitarão de cuidados especiais durante todo o seu tempo de vida, como:
  • alimentação apropriada à sua espécie
  • instalações adaptadas
  • visitas regulares ao veterinário
  • carinho, tempo, atenção e, sempre que possível, uma companhia  da mesma espécie.
Vamos presentear nossas crianças com COELHOS DE PELÚCIA e vamos todos curtir a Páscoa sem causar sofrimento a esses seres tão especiais!!!

O texto acima foi retirado do site da WSPA. Nesse mesmo link tem uma matéria bem legal sobre cães e chocolate.

Dado o recado, só me resta desejar à todos vocês uma Feliz Páscoa!!!


A Teia Ambiental é uma Blogagem Coletiva que vai ao ar no dia 7 de cada mês. Participe você também!!!

terça-feira, 6 de março de 2012

[Teia Ambiental] Comunidade Sustentável em Florianópolis - SC - ATUALIZADO

Olá, pessoas!!! Tudo bem com vocês???
Por aqui vamos indo ... hehehe ...

Bom, nos dias de Carnaval (de 18 à 22/02) estive em Florianópolis. Minha primeira vez no estado de Santa Catarina!!! \o/
Em um dos dias, fomos visitar uma Comunidade Sustentável ao Sul da Ilha.
Mil desculpas, mas não me lembro o nome do local ... foram muitas visitas em tão pouco tempo, que não deu para guardar todos os nomes ... #sorry

Dizem ser uma Comunidade Sustentável pois vivem da criação e venda de ostras. Trouxe fotinhos pra vcs:  

- Criação de Ostras

- Ostras

- Vários tamanhos de ostras

- Vários tipos de redes (penduradas no teto)
por onde as ostras passam durante o processo de criação


- As fotos acima foram tiradas neste restaurante
que estava fechado devido ao feriado de Carnaval =/

- Mais um restaurante fechado =/

- Vista da praia

- #bração

A Rute ficou interessada sobre essa comunidade após ler o post e foi pesquisar mais sobre o assunto na Internet. Vejam as informações que ela achou e me mandou:

"Santa Catarina há muito que se dedica à Ostreicultura, mas não tratava os residuos que causavam graves impactos ambientais. Especialmente porque é uma zona turistica.
Dai, o Estado de Santa Cantarina lançou o Projeto Conchas, que valoriza os residuos, transformando as conchas dos bivalves em matéria-prima (carbonato de cálcio) para a construção civil."

Realmente a guia de turismo falou sobre utilizarem as conchas das ostras na Construção Civil porém, não falou que existia todo um projeto em torno disso. Há um site só sobre o projeto. Para conhecê-lo, é só clicar AQUI.

A propósito, o nome do local é Ribeirão da Ilha!!! rs ...

Obrigada, Rute querida!

Bom, galera ... trouxe aqui para vocês um pouquinho de Florianópolis.
Espero que tenham gostado!!!


A Teia Ambiental vai ao ar no dia 7 de cada mês.

Participe e Prestigie!!!


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

[Teia Ambiental] Perfumes Almiscarados

Hoje eu estou atrasada com a postagem da Teia Ambiental ... Isso porque eu estou de férias, hehe ... Mas vamos lá!!

Eu sou totalmente leiga no assunto, e nunca imaginei que um perfume pudesse conter um elemento animal em sua composição, ou melhor, um elemento do sofrimento animal em sua composição ... até ver em um blog, o qual não me recordo o nome, uma postagem sobre os perfumes almiscarados.


Este simpático animal, o almiscareiro (Moschus moschiferus), mamífero da família dos cervídeos, originário da Ásia e da África, é provido de uma glândula em seu ventre que secreta uma substância odorífera denominada almíscar (ou musk, em inglês).

Recente investigação da organização WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) revela mais uma crueldade, similar à dos ursos da China, para produzir perfumes à base de almíscar.

O animal capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para retirada do líquido que produz o perfume.

 
InformaçãoO ano de 1900 representou o auge no comércio do óleo de almíscar, quando cerca de 1.400kg do óleo foram coletados, causando a morte de cerca de 50.000 animais. Atualmente, o comércio mundial do óleo de almíscar natural é limitado a 300kg por ano, o que ainda representa a morte para milhares de animais.

Divulguem
Muitos usam perfumes ou outros produtos que contém essa substância sem saber da sua origem.

Além do almíscar natural, existem o almíscar vegetal e o artificial. Em pesquisas pela Internet, percebi que não é possível identificarmos qual deles foi utilizado, somente lendo as instruções e ingredientes na embalagem do perfume. Seria necessário entrar em contato com a SAC da marca que o produz para tentar identificar.

Em todo o caso, prefiro ficar longe de perfumes que contenham a palavra "almíscar" ou "musk", independente do tipo utilizado.



A Teia Ambiental é uma blogagem coletiva que acontece no dia 7 de cada mês.
Participe você também!!!

sábado, 7 de janeiro de 2012

[Teia Ambiental] Cozinha Sustentável


Olá, pessoas!!!

Como foram de Natal e Ano Novo??? Espero que tudo bem ^^

Primeiro post de 2012 da Teia Ambiental!!!

Vi essas dicas no site Bolsa de Mulher e resolvi compartilhar com vcs. Espero que gostem!!!

Cinco dicas para deixar sua cozinha mais ecológica

1. Panelas – Tampe sempre as panelas para aproveitar o calor e, assim, cozinhar os alimentos com mais rapidez. Outra dica bacana é aprender a usar a panela de pressão até mesmo para os preparos mais simples. Isso economizará cerca de 60% de gás.

2. Geladeiras e Refrigeradores – Nunca os posicione próximo ao fogão, pois com o calor os refrigeradores consomem mais energia para compensar o ganho de energia. Outro cuidado importante é cuidar para não deixar formar excesso de gelo nas paredes da geladeira, isso reduz a circulação do ar frio. Nas duas situações o gasto de energia é maior para compensar a temperatura e manter o ambiente resfriado.

3. Fogo baixo – Essa é a melhor forma de cozinhar os alimentos, já que a água não ultrapassa 100ºC em panelas comuns. Ou seja, não adianta levantar o fogo que sua comida não irá cozinhar mais rápido.

4. Alimentos – Na hora de comprar os alimentos opte por produtos frescos e produzidos perto da sua região para economizar combustível e energia. Isso porque os alimentos produzidos longe irão poluir o ambiente emitindo uma quantidade maior de CO2 e os congelados por consumirem 10 vezes mais energia em sua produção.

5. Eletrodomésticos – Quando for escolher aquele aparelhinho que vai ser uma mão na roda para preparar aquele seu prato especial, prefira os eletrodomésticos de baixo consumo. Não sabe como fazer? Basta olhar se ele tem o Selo Procel de economia de energia.

É isso aí, pessoal!!! Com pequenas atitudes podemos fazer a diferença!!!

A Teia Ambiental é uma blogagem coletiva que vai ao ar todo dia 7. Participe você também!!!

Até a próxima :)


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

[Teia Ambiental] Já chegou o Natal!!!

Eu adoro final de ano!!! Festas ... presentes ... enfeites ... promessas e esperanças de um ano novo melhor ... 

Mas e aí, quão sustentável será o nosso Natal???

Podemos começar fazendo os nossos enfeites com materiais reaproveitados, não podemos???

Pra Gente Miúda é um site voltado para professores de Educação Infantil. Lá são reunidas muitas idéias que nós, grandinhos, também podemos aproveitar em nosso dia-a-dia.

Quanto aos enfeites natalinos, tem idéia para as luzinhas ...


... para a árvore ...


... para o Papai Noel ...


... tem idéias de embalagens ...


É uma infinidade de coisas, gente!!! Vale a pena conferir ...

Passem por lá e planejem um Natal mais sustentável. O Meio Ambiente agradece ... ;) ...


A Teia Ambiental vai ao ar no dia 7 de cada mês. Participe!!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

[Teia Ambiental] Dicas de Consumo Consciente


Feche a torneira ao escovar os dentes e ajude uma criança
Um em cada dez brasileiros bebe água sem qualquer tratamento. A falta de saneamento provoca doenças que matam 15 crianças no país todos os dias.Cada vez que você e mais seis amigos fecharem a torneira ao escovar os dentes, vão economizar 122 litros de água tratada. É o suficiente para atender as necessidades diárias de uma criança.

Esqueça o esguicho quando varrer a calçada e encha meia caixa d’água
Quando você for varrer o quintal, lembre-se de que a sua cota individual de água é pequena. Use a vassoura e não a mangueira. Cada vez que fizer isto, você estará economizando em média 280 litros de água, o suficiente para encher meia caixa d’água doméstica.

Cuidado com os pequenos gastos
Muito cuidado com os pequenos gastos: o dinheiro que usamos todo dia em despesas que parecem pequenas, ao final de um ano poderia pagar uma viagem de férias, ou fazer uma bela diferença na sua poupança.


Recuse embalagens desnecessárias e reduza a montanha de lixo
O Brasil recicla 17,5% do plástico rígido. O resto acaba no lixo, onde leva mais de 400 anos para se degradar. Se for depositado a céu aberto, o que acontece com 30% do lixo produzido no Brasil, o plástico dificulta a compactação e prejudica a decomposição dos materiais degradáveis. Por isso, prefira levar sua própria sacola quando for fazer compras.

Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.
Leve baterias usadas aos postos de coleta e lute contra doenças fatais
Os milhões de pilhas e baterias vendidos todo ano no Brasil contêm metais pesados altamente tóxicos, como cádmio, chumbo e mercúrio. Como em 63% das cidades brasileiras, o lixo é jogado a céu aberto, esses metais contaminam o solo e a água. Em contato com os seres humanos, atacam o cérebro, os rins e pulmões. Por isso, quando for descartar pilhas e baterias, procure um posto de coleta especial.

Não desperdice alimentos e contribua com a diminuição da fome e do lixo
O Brasil desperdiça 14 milhões de toneladas de alimentos por ano. Entre o campo e a mesa, as perdas chegam a 60% de toda a produção. Dentro de casa, calcula-se que uma família de classe média desperdice, por dia, 500 gramas de comida. Se 500 mil famílias planejarem suas compras e reduzirem pela metade a quantidade de alimentos que jogam fora, 45 mil toneladas de comida deixarão de ir para o lixo a cada ano, o suficiente para alimentar 250 mil pessoas pelo mesmo período. Use a criatividade e reaproveite cascas, sementes, e outras sobras de primeira qualidade


Recicle uma latinha e acenda uma lâmpada por 3 horas
A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter uma lâmpada de 100W acesa durante 3,5 horas. Do mesmo jeito, cada quilo de vidro que você recicla evita a mineração de 1,3 quilos de areia, uma prática de alto impacto ambiental

Reduza o tempo do banho
Se você reduzir seu banho de 12 para 6 minutos, poderá economizar a cada dia energia bastante para manter uma lâmpada acesa por 7 horas.

Deixe o carro em casa um dia por semana
O ar contaminado por veículos mata 300 pessoas por ano em São Paulo. Deixe seu carro na garagem uma vez por semana e evite lançar 600kg de CO2 na atmosfera, por ano.

Avalie o impacto de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo

Planeje sua compras

Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos

Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar

Separe seu lixo
Recicle e contribua para economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos

Use crédito conscientemente
Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações

Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social da empresa
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas o preço e a qualidade. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

Use a frente e o verso do papel e salve dezenas de árvores
Cada tonelada de papel economizada preserva cerca de 15 árvores. Se, como você, 20% dos consumidores brasileiros decidirem usar racionalmente o papel de escrever e baixarem em ¼ o seu consumo, a cada mês deixarão de ser utilizados 95 hectares de florestas, o equivalente a 116 campos de futebol.

Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos/serviços.

Cuide do orçamento
Cuidar do orçamento não é só anotar gastos e ganhos. Antes de tudo, é pensar sobre sua vida, escolher prioridades e ser consciente na hora de gastar. A família toda deve participar.

Elimine vazamentos e abasteça São Paulo por 1 dia
Se um cano tiver, por exemplo, um buraco de apenas 2 milímetros, pouco maior do que a cabeça de um alfinete, o vazamento de água durante 1 ano será de 1,15 milhões de litros. Se eliminarmos essa perda de 5 mil residências, será poupada água suficiente para abastecer todos os 36 milhões de habitantes do Estado de São Paulo durante um dia.

As dicas foram retiradas do site da Faber Castell.

Espero que tenham gostado do tema!!!


Teia Ambiental vai ao ar no dia 7 de cada mês.

Bjinhos e até a próxima!!!


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

[Teia Ambiental] Campanha Adote uma Caneca


Bom-dia!!

Sejam bem vindos a mais um post da Teia Ambiental.

Me inspirei a falar sobre a questão da utilização excessiva de copos descartáveis após ler uma postagem sobre o assunto no blog Sleeping Beauty.

Aquele copinho descartável que utilizamos para tomar um cafezinho após o almoço, por exemplo, pode demorar de 200 à 450 anos para se degradar no ambiente.

Ou seja, após degustar um delicioso café, se o copinho utilizado não for reciclado e for descartado incorretamente, ele poderá ser o responsável pelo assoreamento de lagos, córregos e cursos d'água, entupimento de bueiros, enchentes, entre outras coisas ruins.

A idéia proposta no blog Sleeping Beauty é bem legal: crie a Campanha Adote uma Caneca em seu local de trabalho. Ao invés de utilizar copos descartáveis para a hora do café, ou mesmo para beber água, utilize sua própria caneca (de plástico, de louça, de alumínio) e incentive seus colegas a fazer o mesmo.

Nas festas, leve sua própria caneca para o consumo de bebidas. Na academia, leve sua caneca ou uma garrafinha.

 

Ao utilizarmos canecas ao invés de copos descartáveis, em dois anos, pelo menos 1.000 copos descartáveis deixarão de ir para o lixo.

Cada um pode fazer a sua parte para que todos tenham uma vida de melhor qualidade.

O meio ambiente agradece!

A Teia Ambiental faz parte de uma blogagem coletiva que vai ao ar todo dia 7 de cada mês.


Beijinhos, pessoal .. e até a próxima!!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

[Teia Ambiental] SWU - Começa com você!!!



Bom-dia!!!

Fui convidada pela querida Rute do blog Publicar para Partilhar a participar de uma blogagem coletiva sobre Meio Ambiente, denominada Teia Ambiental.

Aceitei, claro!! E cá estou eu.

Como os preparativos para o festival do SWU estão à todo vapor, não poderia deixar de falar sobre o assunto. Para os amantes de música, arte e claro, sustentabilidade.

Mas, afinal ...

O que é SWU?

O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças.
Mude hábitos, mostre que é possível salvar o planeta com pequenas atitudes e escolhas e, desta forma, contagie aquele que está aí, do seu lado.

Começa com você!

Texto extraído do próprio site do SWU, com adaptações.

Festival 2011

O festival SWU, previamente conhecido e divulgado como o "Woodstock Brasileiro", acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro deste ano, na cidade de Paulínia, interior do estado de São Paulo, Brasil.
O festival conta com apresentações musicais, arte, área de camping, fóruns de sustentabilidade, entre outros.
The Black Eyed Peas é uma das bandas confirmadas para o evento. Entre no site e veja o nome de outras bandas que também participarão do evento, assim como todas as atividades que serão desenvolvidas durante o festival. No próprio site há um ícone para a compra de ingressos.


Vale a pena visitar o site do SWU e conhecer tudo o que ele oferece.

Saiba mais sobre a Teia Ambiental, que acontece no dia 7 de cada mês, clicando AQUI.

É isso aí, galera ... Bjinhos, e até a próxima!!