domingo, 6 de maio de 2012

SUPERLUA na Teia Ambiental

A "SUPERLUA" que acendeu o céu na noite deste sábado (5) é um fenômeno cientificamente conhecido como "lua perigeu" e ocorre aproximadamente uma vez por ano. Pelo mundo, o evento também ganhou destaque e belas imagens, sobretudo em pontos turísticos importantes.
Nessa situação, a lua atinge seu ponto mais próximo da Terra, parecendo especialmente grande e brilhante. De acordo com a Nasa, a "SUPERLUA" estava 14% maior e 30% mais brilhante que outras luas cheias de 2012.

Entenda
A Lua segue uma trajetória elíptica ao redor da Terra com um dos lados - ou perigeu - cerca de 50 mil km mais perto que o outro - ou apogeu. No sábado, atingiu o perigeu exatamente às 0h34 (horário de Brasília) de domingo. Um minuto depois, alinhou-se com a Terra e o Sol, para se tornar cheia. A última Lua perigeu aconteceu em 19 de março de 2011.


Eu não sei tirar fotos direito e minha máquina fotográfica é bem ruinzinha mas, mesmo assim, não quis perder o evento e me arrisquei em  algumas fotos bem "tímidas", hehe ...
Ahhh ... as fotos foram tiradas antes da 0h34 e já dava pra perceber a diferença no tamanho e luminosidade da lua.

- Sem zoom e com flash

- Sem flash

- Com zoom e sem flash



A Teia Ambiental é uma blogagem coletiva que vai ao ar todo dia 7. Participe!!!

Um comentário:

  1. Adoro olhar para a Lua, especialmente de verão quando aparecem umas bem grandonas por aqui! Oxalá que esta Superlua nos influencie com os seus doces raios!
    Achei muito interessante estas informações!
    Um beijinho lunático para você!

    ResponderExcluir