sexta-feira, 6 de abril de 2012

[Teia Ambiental] Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim???

Foto tirada da Internet

Olha só quem eu trouxe hoje para participar da Teia Ambiental: o coelhinho da Páscoa!!!

Resolvi trazê-lo aqui pois algumas campanhas circularam pelo Facebook esta semana (quem quiser me add, clica AQUI).

Uma delas foi essa:



Há muito tempo que eu só uso produtos em que consta na embalagem a frase "Cruelty Free". Sim ao boicote de produtos testados em animais!!!

Outra campanha, muito importante nessa época do ano, foi essa aqui:



Estamos no período da Páscoa e, como em todos os anos, é muito comum as crianças pedirem coelhinhos como presente nessa época. Infelizmente, cedendo ao capricho dos filhos, muitos pais acabam por comprar esses lindos animais como se estivessem comprando um bichinho de pelúcia: falta-lhes a consciência de que o animal precisa de cuidados especiais.
Para piorar a situação, há comerciantes que se aproveitam do momento e colocam coelhos filhotes e adultos  à venda em vitrines, sem a preocupação com o bem-estar desses animais. Alguns vendedores colorem o pêlo com tinta para atrair o público, enquanto outros chegam a vender filhotes ainda bem imaturos, como coelhos anões. Muitos desses  filhotes acabam morrendo após alguns dias por falta de cuidados especiais, manipulação inadequada e falta da mãe. O mais triste é que, passada a empolgação, muitos animais ainda são abandonados em praças públicas ou em portas de veterinários. Em casos mais extremos, viram comida .
Os coelhos são seres vivos, não bichos de pelúcia. Eles vivem em média de 6 a 8 anos, requerem alimentação especial e equilibrada, necessitam de um ambiente apropriado, são extremamente sensíveis a mudanças de temperarura, possuem um esqueleto delicado e devem ser manipulados com cuidado, pois costumam fraturar os ossos mesmo em pequenas quedas ou pisões. É muito comum vermos as pessoas, principalmente crianças, os carregarem pelas orelhas, o que é totalmente contraindicado.

Uma compra desnecessária

Ao comprar um animal por impulso, os pais reduzem esse ser vivo e senciente a uma mercadoria, e deixam de ensinar aos seus filhos sobre responsabilidade e compaixão.
Em hipótese nenhuma devemos comprar um animal por impulso. Temos que levar em conta que eles necessitarão de cuidados especiais durante todo o seu tempo de vida, como:
  • alimentação apropriada à sua espécie
  • instalações adaptadas
  • visitas regulares ao veterinário
  • carinho, tempo, atenção e, sempre que possível, uma companhia  da mesma espécie.
Vamos presentear nossas crianças com COELHOS DE PELÚCIA e vamos todos curtir a Páscoa sem causar sofrimento a esses seres tão especiais!!!

O texto acima foi retirado do site da WSPA. Nesse mesmo link tem uma matéria bem legal sobre cães e chocolate.

Dado o recado, só me resta desejar à todos vocês uma Feliz Páscoa!!!


A Teia Ambiental é uma Blogagem Coletiva que vai ao ar no dia 7 de cada mês. Participe você também!!!

3 comentários:

  1. Olá, Carol!Muito boa a sua participação!Um tema muito pertinente para a época em que estamos. Acho que ter um animal de estimação é uma responsabilidade muito grande.
    Aproveito para te desejar uma Páscoa muito feliz e recheada de amor!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, Carol !
    Essas informações são muito importantes, pois muitas vezes as pessoas se empolgam com a beleza dos bichinhos - em especial dos coelhos, que são muito fofinhos - e acabam prejudicando-os sem ter essa intenção.

    Feliz Páscoa para você e família !
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Carol, muito bom você publicar esse tema em época festiva. Tem toda a razão de chamar a atenção para atitudes impensadas.

    Felizmente o TAO na nossa vida foi decisão consciente. Minha filha vivia pedindo um animal doméstico mas eu sempre falando para ela que animal não merece vida de gaiola. E que não tenho tempo para passear cão na rua.

    Aí, minha irmã que tem um coelhinho filho da coelha do padrinho dela, costuma juntar os dois nas férias. E todo o ano, eles acasalam. Quando soube disso, falei para ela que quando houvesse de novo crias, eu ficaria com um para a minha Carol. Isso no começo do ano 2011.

    Porém, só em Setembro é que nasceu o TAO, filho único. E em Outubro recebi ele. O resto você leu lá no meu artigo. Ele é um felizardo, tem liberdade e comidinha da boa, verduras, frutas, cereais orgânicos. Amamos muito ele.

    Adorei seu tema da Teia de Abril.
    Só consegui postar minha participação hoje (rs*).
    Dia 15 temos BC Amor aos Pedaços. Não esquece.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir