Hoje eu estou atrasada com a postagem da Teia Ambiental ... Isso porque eu estou de férias, hehe ... Mas vamos lá!!
Eu sou totalmente leiga no assunto, e nunca imaginei que um perfume pudesse conter um elemento animal em sua composição, ou melhor, um elemento do sofrimento animal em sua composição ... até ver em um blog, o qual não me recordo o nome, uma postagem sobre os perfumes almiscarados.
Este simpático animal, o almiscareiro (Moschus moschiferus), mamífero da família dos cervídeos, originário da Ásia e da África, é provido de uma glândula em seu ventre que secreta uma substância odorífera denominada almíscar (ou musk, em inglês).
Recente investigação da organização WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) revela mais uma crueldade, similar à dos ursos da China, para produzir perfumes à base de almíscar.
O animal capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para retirada do líquido que produz o perfume.
InformaçãoO ano de 1900 representou o auge no comércio do óleo de almíscar, quando cerca de 1.400kg do óleo foram coletados, causando a morte de cerca de 50.000 animais. Atualmente, o comércio mundial do óleo de almíscar natural é limitado a 300kg por ano, o que ainda representa a morte para milhares de animais.
DivulguemMuitos usam perfumes ou outros produtos que contém essa substância sem saber da sua origem.
DivulguemMuitos usam perfumes ou outros produtos que contém essa substância sem saber da sua origem.
Além do almíscar natural, existem o almíscar vegetal e o artificial. Em pesquisas pela Internet, percebi que não é possível identificarmos qual deles foi utilizado, somente lendo as instruções e ingredientes na embalagem do perfume. Seria necessário entrar em contato com a SAC da marca que o produz para tentar identificar.
Em todo o caso, prefiro ficar longe de perfumes que contenham a palavra "almíscar" ou "musk", independente do tipo utilizado.
Fonte: Vida Vegetariana.
Participe você também!!!
Oi querida, eu sabia desde pequena sobre o chanel numero 5 feito dos testículos de gatos se não me engano. Isso já tem mais de 20 anos! qualquer tipo de almiscar de veados ou outros animais é utilizado em perfumes, aqueles bem caros, importados, etc. É preciso disso tudo tirar o joio do trigo. Saber direitinho a origem do produto. Ai sim seremos conscientes e atuantes na proteção aos animais. Mas nada como aprender não é? eu não sabia da cor dos batons vermelhos e aprendi há um ano mais ou menos. Vivendo aprendendo e escolhendo o melhor para nós e para eles.
ResponderExcluirOI, Carol:
ResponderExcluirHá algum tempo eu li algo parecido e fiquei indignada, mas depois encontrei um texto que dizia que não era verdade esse sistema. Como não se pode ter certeza de nada nesse mundo, pelo sim, pelo não, o ideal é deixar de usar os produtos que sejam suspeitos.
Muito interessante sua participação !
Beijo
Santo Deus!
ResponderExcluirmeus olhos se encheram de lágrimas.
Desconhecia completamente essa crueldade. Jamais poderia imaginar que o ser humano fosse capaz de torturar um bichinho somente para retirar dele uma essência perfumada.
Que horror. Tenho o estomago às voltas.
Vou ficar atenta. Por sorte, quase não uso perfume, mas hoje em dia todos os produtos de limpeza contém perfume por isso a gente nunca sabe se está sendo cumplice de tremenda atrocidade ou não.
Olhe, aproveito para informar que um amigo meu também está participando na Teia. Começou este mês. Aqui deixo o link para você visitar se quiser:
http://jorgevicente.blogspot.com/2012/02/para-um-mundo-melhor.html
Beijinhos verdes.
Rute
Olá Carol,
ResponderExcluirPuxa vida, NUNCA soube de uma informação destas!!!!
É incrível como o ser humano procura formas e mais formas de acabar com a Natureza e principalmente machucar e destruir os animais de formas cada vez mais cruéis.
Foi muito bom saber deste assunto, pois deixa eu encontrar alguém que use perfumes com estas fragrâncias.....
A Teia sempre muito informativa!
Grata pela matéria!
Um grande beijo em seu coração!!!
Lú
Excelente a sua pesquisa e denúncia, Carol.
ResponderExcluirNada mais me surpreende nesta vida.
Muitos dos pratos mais cultuados pelos famosos chefs seguem rituais de perversidade indignos de serem saboreados.
As mulheres sempre se enfeitaram com pele de animais que são trucidados sem dó nem piedade.
Agora são os perfumes de almíscar, amanhã saberemos de novos crimes contra a natureza. E tudo sendo aceito como normal.
A maioria costuma dizer que animal não tem alma.
Triste engano de quem não conhece a origem da vida.
Almas diferentes das humanas, mas almas tão sagradas quanto.
Meus parabéns pelo belo trabalho.
Abraços ecológicos.
Gilberto.
Terrível isso, Carol.
ResponderExcluirNão costumo comprar perfumes, mas estarei atento quando comprar um.
Um grande abraço amigo
Jorge Vicente
Querida Carol,
ResponderExcluirvenho convidar você para outra blogagem.
Diz que aceita, diz!
Deixo o link: BC Amor aos Pedaços
Beijinhos com muito amor verde de esperança.
Rute