terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

[Teia Ambiental] Perfumes Almiscarados

Hoje eu estou atrasada com a postagem da Teia Ambiental ... Isso porque eu estou de férias, hehe ... Mas vamos lá!!

Eu sou totalmente leiga no assunto, e nunca imaginei que um perfume pudesse conter um elemento animal em sua composição, ou melhor, um elemento do sofrimento animal em sua composição ... até ver em um blog, o qual não me recordo o nome, uma postagem sobre os perfumes almiscarados.


Este simpático animal, o almiscareiro (Moschus moschiferus), mamífero da família dos cervídeos, originário da Ásia e da África, é provido de uma glândula em seu ventre que secreta uma substância odorífera denominada almíscar (ou musk, em inglês).

Recente investigação da organização WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) revela mais uma crueldade, similar à dos ursos da China, para produzir perfumes à base de almíscar.

O animal capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para retirada do líquido que produz o perfume.

 
InformaçãoO ano de 1900 representou o auge no comércio do óleo de almíscar, quando cerca de 1.400kg do óleo foram coletados, causando a morte de cerca de 50.000 animais. Atualmente, o comércio mundial do óleo de almíscar natural é limitado a 300kg por ano, o que ainda representa a morte para milhares de animais.

Divulguem
Muitos usam perfumes ou outros produtos que contém essa substância sem saber da sua origem.

Além do almíscar natural, existem o almíscar vegetal e o artificial. Em pesquisas pela Internet, percebi que não é possível identificarmos qual deles foi utilizado, somente lendo as instruções e ingredientes na embalagem do perfume. Seria necessário entrar em contato com a SAC da marca que o produz para tentar identificar.

Em todo o caso, prefiro ficar longe de perfumes que contenham a palavra "almíscar" ou "musk", independente do tipo utilizado.



A Teia Ambiental é uma blogagem coletiva que acontece no dia 7 de cada mês.
Participe você também!!!